NO SUFOCO: Bahia empata com o Fortaleza e está nas semifinais da Copa do Nordeste

ecbahia
No sufoco, o Bahia passou às semifinais da Copa do Nordeste com um empate em 1 a 1, diante do Fortaleza, na tarde deste domingo (3/4), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
A partida foi bastante movimentada e o primeiro tempo só ficou no zero a zero por incompetência dos atacantes em alguns lances e méritos dos goleiros em outros.
A primeira grande chance foi do Bahia, que desperdiçou um pênalti, aos cinco minutos, quando o goleiro Ricardo Berna defendeu a cobrança de Thiago Ribeiro. A resposta do Fortaleza veio aos 11:  Daniel Sobralense recebe bola cruzada e acerta a trave de Lomba.
Os visitantes passaram a gostar do jogo e aos 15 minutos, Anselmo chega cara a cara com o goleiro do Bahia que faz uma grande defesa com o pé direito. No rebote, os cearenses mandam de novo a bola no gol, mas encontraram Lucas Fonseca que afastou o perigo.
O Bahia continuou sendo pressionado e viu mais um lance perigoso do adversário: de cabeça Juninho do Fortaleza mandou uma bola, aos 19 minutos, raspando a trave dos baianos. Sentindo a pressão, o volante Paulo Roberto fez uma entrada dura em Lima, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Com um jogador a mais, o Fortaleza que já era melhor na partida aumentou sua intensidade no jogo, criou outras situações, mas só conseguiu tirar o zero do placar na segunda etapa.
Porém, antes disso, os visitantes carimbaram a trave de Lomba mais uma vez, em jogada de Pio, aos 4 minutos da fase complementar. Um minuto depois, Anselmo colocou a bola nas redes, mas o gol foi anulado pela participação, no lance, de Eduardo, que tinha posição irregular.
O que era questão de tempo, se concretizou aos 20 minutos. Eduardo aproveitou cruzamento da direita, feito por Daniel Sobralense e empurrou para o fundo do gol de Marcelo Lomba, fazendo um a zero.
O resultado adverso ainda era favorável à classificação do Bahia, que havia vencido a partida de ida por 2 a 1, na capital cearense e, por isso, gozava do benefício adquirido por ter feito dois gols fora de casa.
Ciente da situação, o Fortaleza – melhor no jogo e com um homem a mais – foi pura pressão e partiu para cima do Bahia, buscando ampliar o marcador, mas o Esquadrão de Aço sabia do risco de tomar mais um gol e passou a investir nos contra-ataques.
Em uma dessas investidas, nasceu o gol de empate: aos 39 minutos, Juninho recebeu a bola na entrada da área, assistido por Thiago Ribeiro em um bonito lance, e deu um ‘chutaço’ indefensável para Ricardo Berna.
O Fortaleza não se intimidou e continuou em busca do segundo gol que poderia levar a decisão da classificação para os pênaltis. O Bahia foi sufocado com lances perigosos dos cearenses que, inclusive, acertaram a trave, pela terceira vez, aos 49 minutos, quando a partida foi encerrada.
O adversário do Bahia na próxima fase será o Santa Cruz, que venceu neste domingo o Ceará por 1 a 0. O time pernambucano já foi derrotado pelo Bahia duas vezes na fase de grupos. Aratu Online.

Segunda, 04 de Abril de 2016