Preço baixo de imóvel é o lado positivo da crise

Taxas de juros estão mais altas, mas preços estão menores - Foto: Joá Souza l Ag. A TARDE
As altas taxas de juros e o aumento do desemprego levaram à lona o mercado imobiliário, que nos últimos três anos teve uma taxa de juros de 16,8% nos cancelamentos de compras (distratos). Para quem quer comprar, especialistas recomendam comparar as condições oferecidas pelos agentes financeiros.
Mas essa má notícia tem um lado bom para quem  quer comprar imóveis: os preços estão cada vez mais baixos.  "É um ótimo momento para quem tem capital ou tem segurança de poder fazer um financiamento",  afirma Luiz Fernando Moura, diretor da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
O presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon), Vítor Lopes, lembra que com o agravamento da crise econômica desde o ano passado muitas famílias começaram a devolver imóveis adquiridos. "Eles  perceberam que não poderiam arcar com as prestações", afirma Lopes.
O movimento ajudou a empurrar para baixo os preços e, apesar de os juros continuarem altos, esse é um período considerado ideal para quem pode comprar, de acordo com a avaliação da Abrainc.
"Com as mudanças na economia, é possível que em pouco tempo voltem os investimentos, e quem comprar agora pode ter uma grande valorização no imóvel", declara  Moura. A Tarde.

Sábado, 21 de Maio de 2016