Previsão para o trimestre é de chuvas no litoral da Bahia

O meteorologista não descarta a ocorrência de chuvas fortes concentradas em poucas horas - Foto: Joá Souza l Ag. A TARDE
A previsão para a faixa leste do estado (extensão litorânea) nos meses de junho, julho e agosto é de chuvas variando de normal a abaixo da média, segundo análises que foram feitas por meteorologistas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e divulgadas nesta sexta-feira, 20.
De acordo com o meteorologista do Inema Aldirio Almeida, o trimestre de junho a agosto costuma ser o período mais chuvoso da faixa leste do Nordeste - onde os valores médios históricos variam entre 300 mm e 800 mm -, mas as previsões para este ano, em toda a região, não superam as médias históricas.
No entanto, Almeida não descarta a possibilidade de que possam ocorrer episódios de chuvas extremas concentradas em poucas horas. Para o resto do estado, onde não costuma chover neste período, a previsão é que se mantenha dentro da normalidade.
"Isso significa que choverá pouco. Na verdade, nesse período, praticamente não chove no resto do estado, o que não é uma boa notícia, sobretudo para o setor agrícola. Já para a faixa leste, não há previsão de grandes volumes de chuvas", disse o meteorologista.
De outubro de 2015 a maio deste ano, apenas o mês de janeiro teve, em todo o Nordeste, chuvas acima do patamar normal.
Dois motivos se destacam para a ausência de chuvas acima da média nos próximos meses: o fenômeno climático El Niño, que, apesar de estar enfraquecendo, continua influenciando e evitando que frentes frias se aproximem, e a temperatura do oceano Atlântico, que não está favorável.
Ano passado, o mês de junho ficou dentro da média histórica, enquanto que os meses de julho e agosto tiveram resultados abaixo do esperado. A Tarde.

Sábado, 21 de Maio de 2016