Uefs cancela semestre por decisão de docentes e estudantes

.Campus em Feira: novo semestre só em fevereiro - Foto: UEFS | Divulgação

A decisão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) de cancelar o semestre letivo 2016.2, que começaria em dezembro, teve a participação dos docentes da instituição de ensino.

O diretor da Adufs, entidade que representa os professores da Uefs, Elson Moura, confirmou a informação para a equipe de reportagem de A TARDE nesta segunda-feira, 15.

Ele chancelou um comunicado público que já havia sido emitido pela reitoria da universidade, com o objetivo de desmentir os boatos de que o cancelamento do semestre teria relação com a redução de verbas sofrida pela instituição desde 2013 e com o contingenciamento dessas mesmas verbas, feito pelo governo do estado.

Conforme o texto da nota, o início do próximo semestre letivo na Uefs foi adiado para fevereiro de 2017, por decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), instância composta por estudantes, servidores, docentes e representantes da reitoria.

"Em fevereiro ingressará a turma 2017.1, cujo vestibular está previsto para acontecer nos dias 20 e 21/11/2016; e em julho de 2017 está previsto o ingresso da turma 2017.2, a partir do processo seletivo que deverá acontecer no início do mesmo ano", informou o comunicado.

Para o sindicalista Elson Moura, a decisão atrasa "em apenas um mês" o início das aulas, o que, na avaliação dele, não provoca prejuízos. "Para nós, era pior começar o semestre em dezembro e parar para festas porque tiraria a continuidade do trabalho dos professores", ele afirmou. A Tarde.

Terça, 16 de Agosto de 2016