Sérgio Cabral deixa a PF, em Curitiba, rumo a Bangu, no Rio

 

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) deixou a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, na manhã desta sábado, 17. O peemedebista será transferido para o Complexo de Bangu, no Rio. 

A previsão é que Cabral chegue ao Rio na tarde de hoje. Na sexta-feira, 16, o desembargador Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), ordenou o ‘retorno imediato’ do ex-governador ao Presídio Pedro Werling de Oliveira, em Bangu. 

A decisão atendeu pedido da defesa de Sérgio Cabral. “Sem prejuízo de que as autoridades Judiciárias, do Ministério Público e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) prossigam na apuração das infrações eventualmente ocorridas durante as visitações pretéritas, bem como o prosseguimento no controle da manutenção da disciplina interna, com a aplicação das proporcionais sanções disciplinares cabíveis, na forma da Lei de Execuções Penais (LEP), que é o estatuto também aplicável ao preso provisório, no que couber”, ordenou o desembargador. 

Na medida, Abel Gomes esclareceu que a LEP, ao tratar da cadeia pública, onde devem permanecer os presos provisórios, estabelece que os custodiados sejam mantidos em local próximo da família. 

O desembargador, ainda em sua decisão, também lembrou as regras da Constituição Federal que tratam das prisões, bem como os tratados internacionais referentes ao tema. Leia mais no Estadão.

Sábado, 17 de Dezembro de 2016