Caixa diz que abrirá agências em Feira de Santana aos sábados após liminar


A Caixa Econômica Federal informou, em nota, na última terça-feira (7), que abrirá as agências bancárias aos sábados, em Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, mesmo após uma liminar da Justiça do Trabalho que determinou, na segunda-feira (6), que as unidades não tenham expediente neste dia da semana.
O objetivo de ter o funcionamento aos sábados é para fazer o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O entendimento do banco é que a decisão judicial impede que os bancários sejam "obrigados" a trabalhar, mas que neste caso, os funcionários escalados foram “convidados” a irem às agências.
A liminar da Justiça responde a uma ação movida pelo Sindicato dos Bancários, que argumenta que a legislação trabalhista determina o funcionamento dos bancos de segunda a sexta-feira, e não prevê trabalho aos finais de semana.
O juiz do Trabalho Geovane Batista estipulou uma multa diária de R$ 5 mil a cada bancário que trabalhar aos sábados.
As agências da Caixa vão funcionar um sábado por mês para pagar o FGTS de contas inativas. O primeiro atendimento será no próximo sábado (11). G1
Quarta, 08 de Março de 2017