Em nota, Prefeitura de Cruz das Almas esclarece liberação de livros pelo FNDE


A Prefeitura de Cruz das Almas – Governo do Povo – por meio da  Secretaria Municipal de Educação, tomou como surpresa, uma publicação feita pela Vereadora Maria José Cedraz, no dia 12 de julho de 2017, nas redes sociais, na qual é divulgada ao público uma ação realizada por ela e a Vereadora Camila Moura. A publicação credita que o FNDE fará liberação de livros para cinco escolas municipais, por meio dos seus intermédios.

Dessa forma, esta Secretaria vem esclarecer que a solicitação de livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (reserva técnica), obedece a um trâmite legal, democrático e acessível, exclusivamente às gestoras das unidades de ensino, obedecendo ainda, as informações do censo escolar. Como esclarecimento a edil, a escolha do livro didático dos anos iniciais, já foi realizada, democraticamente pelos professores no ano de 2015 e; dos anos finais ocorreu no ano letivo de 2016. Não havendo sob nenhuma circunstância a necessidade de interferência de membros do Poder Legislativo ou outra esfera de poder. Tal postagem nos remete a um tempo, quando qualquer benefício necessitaria de apadrinhamento político, o que fere os princípios da autarquia Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

O segundo ponto a ser esclarecido, ainda sobre a postagem, é sobre a continuação da obra da Creche da Tabela, a qual é monitorada pelo Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC) do FNDE, cujo município está acompanhando e aguardando a autorização do mesmo para inicio da mudança de Metodologia Inovadora para Tipo 2 – Estrutural. Ressalta-se ainda que esta obra está no município desde 2011, a qual passou pelos 4 anos da gestão anterior e não foram realizadas ações para solucionar a situação. No ensejo, reafirmamos a população cruzalmense nosso compromisso com a educação pública, gratuita de qualidade que transforme vidas. Forte Na Notícia

Sexta, 14 de Julho de 2017