Catamarã que atropelou baleia entre Morro de São Paulo e Salvador chega com segurança a Salvador

 
O Catamarã Farol do Morro, conduzindo mais de 40 passageiros entre Morro de São Paulo e Salvador e que acabou atingindo uma baleia, foi acompanhado por embarcações particulares e uma lancha do Segundo Distrito Naval da Marinha do Brasil, até a Baía de Todos os Santos, para garantir uma atracação segura no Terminal Náutico. 

O acidente foi cerca de uma hora após a viagem que começou ás 9h20, havendo pânico entre os passageiros, de acordo com as informações.
 
Logo que a baleia atingiu o catamarã, o comandante notou problema em um dos motores, verificando que uma das hélices havia danificada, obrigando o desligamento de um dos dois motores. Esse procedimento provocou a redução da velocidade, o que também, aumentou o desconforto, pois a maré forte e os ventos, fizeram o catamarã ficar instável.
Todos os passageiros foram orientados a usar coletes salva-vidas e a ação dos tripulantes acabou acalmando a todos. Não houve feridos, mas, na chegada ao Terminal Náutico, alguns passageiros, a maioria turistas, ressaltaram que a atuação dos marinheiros foi importante para manter a calma. Uma turista de Fortaleza informou que houve duas pancadas fortes e começou um grande desespero.
Outro passageiro disse que começou a entrar água pelo casco, mas os marinheiros seguiram trabalhando para a retirada de água da embarcação, usando um balde. Muitos passageiros saíram do Terminal Náutico em direção ao aeroporto de Salvador para dstinos como Fortaleza e Rio de Janeiro.
A Marinha abriu inquérito e a embarcação vai passar por uma vistoria completa antes de voltar a navegar, além de ter que reparar o motor avariado. AgoranaBahia.

Terça, 12 de Setembro de 2017