Estão abertas até o dia 19 de outubro pelo site da Secretaria de Educação do Estado (SEC), as inscrições para os 43 cursos do Programa Educar para Trabalhar, iniciativa do Governo do Estado voltada à qualificação profissional. Do total de cursos oferecidos, sete são voltados para a área de Informática, ligada ao eixo tecnológico Informação e Comunicação.
As oportunidades na área de informática são: Administrador de Banco de Dados; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Instalador e Reparador de Redes de Computadores; Montador e Reparador de Microcomputadores; Programador de Dispositivos Móveis; Programador de Sistemas, e Programador e Web. O setor é, atualmente, um dos que possui maior demanda de profissionais no mercado de trabalho.
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio ou da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e egressos dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino que tenham concluído os estudos no período de 2016 a 2020.
No dia 20 de outubro será realizado o sorteio eletrônico, e as matrículas ocorrerão de 24 de outubro a 7 de novembro. As aulas serão iniciadas no dia 8 de novembro para a primeira entrada e no dia 7 de fevereiro de 2022 para a segunda entrada.
Os cursos terão duração média de três a cinco meses e serão ministrados em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com direito à certificação. A tarde.