Rui corre contra o tempo e tenta segurar Pinheiro no PT

O encontro de Pinheiro com Rui e Wagner foi confirmado pelo senador Otto Alencar - Foto: Luciano da Matta | Ag. A TARDE
As duas principais lideranças do PT na Bahia, o governador Rui Costa e o ministro da Casa Civil Jaques Wagner, vão unir forças, nesta quinta-feira, 3, em Brasília, para tentar convencer o senador Walter Pinheiro a não deixar o partido, do qual é filiado há quase 30 anos. Rui e Wagner correm contra o tempo, porque 2 de abril é o prazo limite de troca partidária para aqueles que desejam disputar a eleição de outubro.
O encontro de Pinheiro com Rui e Wagner foi confirmado, ontem, pelo senador Otto Alencar (PSD), que serviu de intermediário do convite ao senador petista. 
Pinheiro vem enfrentando grande desgaste no PT desde a eleição passada e tem sido  uma voz crítica do governo da presidente Dilma Rousseff no Senado e se posicionado contra medidas do ajuste fiscal e a volta da CPMF.
Mas o PT quer evitar prejuízos maiores. O partido está com a imagem em baixa, não tem um nome com potencial eleitoral para concorrer a prefeitura de Salvador, e se deu conta do ônus de perder um dos seus principais quadros políticos em âmbito nacional.
A TARDE não conseguiu falar com o senador Walter Pinheiro, que tem negado o desejo de disputar Salvador, mas já não esconde que deixará o PT.  A pessoas próximas tem dito que não tem mais espaço no partido para concorrer outros cargos..
Procurado, o secretário de Relações Institucionais do governo da Bahia, Josias Gomes, disse que Pinheiro é "grande quadro do partido"  e que uma eventual saída dele do PT não vai significar ruptura.
"Ele pode até mudar de casa, mas não mudará de lado da rua", afirmou Gomes. "Pode ir para o PSD, PSB ou outra legenda, mas estará com a gente", disse ele.
Nos meios políticos é dada como certo a ida de Pinheiro para o PSD. O senador Otto Alencar (PSD), que preside a legenda na Bahia, nega que esteja atraindo o senador para o partido.
"Seria pouco inteligente da minha parte brigar com um aliado como o PT", garantiu,  afirmando que só falará em filiação de Pinheiro caso ele se desfilie, de fato, do PT.

Quinta, 03 de Março de 2016